terça-feira, 14 de julho de 2009

Relatório da atividade “Reconhecendo gêneros textuais” TP3 (Textos 1 e 2 – pag.15)

A aplicação das atividades 1 e 2 do Gestar II caderno AAA3, justifica-se pela necessidade de verificar a funcionalidade do material produzido pelo Governo Federal, bem como a reação dos sujeitos para os quais o mesmo foi produzido.
A primeira atividade trabalhada teve como objetivo ajudar o aluno a fazer uso de seus conhecimentos prévios sobre gêneros textuais, para intuitivamente saber reconhecê-los em cada texto apresentado.
A turma selecionada foi a 8º série, resolvi trabalhar com esta turma porque eles são participativos, gostam de debates e se interessam em aprender. O primeiro momento da aula, foi para apresentar o programa para a turma, em seguida, lemos e discutimos os dois textos propostos. A atividade foi desenvolvida em grupos de quatro alunos, como sugeria o caderno AAA3 (versão aluno). Durante a discussão do grupo e produção das respostas, os alunos me disseram que estavam gostando de responder aquelas questões, que os textos tratavam de assuntos interessantes e estava fácil o entendimento das perguntas. Apesar de toda essa vontade e facilidade em desenvolver as atividades, percebi que algumas respostas estavam um pouco equivocadas, talvez o grupo não tenha entendido aquela determinada questão. Por outro lado, algumas respostas estavam muito boas, demonstrando realmente o entendido do texto.
Na sequência da aula, eles questionaram-me se os próximos trabalhos também seriam desenvolvidos na turma deles, mostrando que queriam participar. Isso me deixou empolgada, pois tive a certeza de ter escolhido a turma certa para desenvolver este programa, sendo satisfatório o resultado do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário