segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Nosso grupo - Gestar II - 2009

domingo, 30 de agosto de 2009

"Folders" - Coletânea da Cidadania
Trabalho produzido pelos alunos da 7ª Série da E. E. F. Profº José Heleodoro B. Júnior.

Estilo, Coerência e Coesão – TP5 - Relatório da atividade: organizando as informações

O texto trabalhado nesta atividade encontra-se no caderno AAA5, página 75 e tinha o seguinte título “Uma história sem pé nem cabeça!” O texto estava todo embaralhado, os alunos tiveram que organizá-lo determinando uma ordem para os fatos que tornasse o texto compreensível.
No início, os alunos tiveram bastante dificuldade, talvez por estarem acostumados com atividades mais simplificadas. Eles não conseguiram assimilar as ideias, as sequências dos fatos, tornando difícil a compreensão e a execução da atividade. O resultado não foi tão bom, muitos alunos não conseguiram captar o sentido do texto.
A partir deste diagnóstico, vou trabalhar mais com esse tipo de atividade, pois, para mim como professora, achei esta atividade muito interessante, e com certeza vou aplicá-la mais vezes para poder sanar esta dificuldade apresentada por meus alunos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Leitura através de Imagens

Ilustração: Aluna da 8ª Série da E. E. F. Profº José Heleodoro B. Júnior.
Livro: Mamãe vou ter um bebê.
Coleção: Ziraldo e seus amigos.

Relatório da atividade do texto “Fábula”



Essa atividade foi um texto extra, sugerido pelas formadoras para aplicarmos com a turma envolvida no programa Gestar.
Para início dessa atividade trabalhamos o conceito de fábula, apresentei a eles outros exemplos, para que eles entendessem bem o que era uma fábula. Na primeira leitura do texto, eles tiveram um pouco de dificuldade para entender, pois identificaram várias palavras desconhecidas, diante disso, trabalhamos com dicionários procurando o significado de cada uma dessas palavras. Novamente fizemos uma leitura, e agora com o entendimento completo do texto, discutimos do que se tratava aquela história, e como toda fábula traz uma moral, pedi que eles apontassem qual era a lição apresentada no texto que poderíamos levar para nossa vida. Cada aluno falou sua opinião oralmente, mas todos tiveram a mesma compreensão, que o texto nos fazia pensar sobre um grande problema, a discriminação. Para fechamento dessa atividade, expliquei a diferença entre linguagem verbal e não-verbal. Na sequência, eles transformaram o texto que estava em linguagem verbal para não-verbal.
Os alunos gostaram muito de desenvolver esta atividade, acharam o texto engraçado, mas também educativo, pois trouxe uma mensagem importante, que não devemos discriminar nenhuma pessoa, independente do motivo, temos que ter muito cuidado para não ter esse tipo de atitude com ninguém, porque amanhã a vítima pode ser um de nós.